Chefter escreveu:Fala pessoal beleza?
Estou passando por alguns problemas com meu aerógrafo e gostaria muito da ajuda de vocês para continuar a montar e pintar meus modelos.
Seguinte, hoje utilizo um compressor da Sagyma modelo ASW-18 sem reservatório e um aerógrafo da Western modelo AER-4.
Já que não possuo reservatório optei por utilizar uma mangueira maior e um filtro de entrada na base do aerógrafo, um próprio, vendido no site do Ebay.
Bem quando utilizo meu aerógrafo como todos sabem aperto o gatilho apenas para sair o ar e após puxo para expelir a quantidade de tinta que desejo, porem apenas apertando o gatilho e sem puxar para trás já começa a sair tinta no papel de teste, como se fosse um modelo de unica ação. Conforme fico segurando,essa tinta vai acabando até apenas sair o ar. Novamente quando inicio o mesmo processo tudo acontece da mesma forma.
Outro problema que encontro utilizando o aerógrafo é quando aperto e puxo o gatilho mais os menos para o meio, o ar sai em jatos intermitentes parecendo que o aerógrafo está entupido ficando assim até eu parar, porem fazendo o mesmo processo mas não parando no meio e indo até o final ele volta a soltar a tinta em um jato continuo, lembrando que com água eu não passo por esse problema, mas o difícil é pintar um modelo sem tinta
O mais estranho dessa história toda é que quando comprei o aerógrafo lembro que ele não dava todos esses problemas. Penso as vezes que ele deve estar sujo, mas a quantidade de vezes que já limpei e deixei em descanso afundado em acetona ou até mesmo thinner não foi brincadeira.
O que vcs me dizem? O aerógrafo não presta ? Existe algo que eu possa fazer ? Por favor me ajudem!!!!
Ahnn, apenas lembrando que testei com tintas duco, esmalte da Humbrol e acrílicas da Decorfix e todas dão o mesmo problema.
Vamos por partes.
O fato de sair tinta logo no abrir o ar, significa que a agulha está ajustada para trás da posição correta, liberando tinta mesmo sem apertar o gatilho. Tente afrouxar a porca de ajuste e empurrar ela mais pra frente. Fora isso, a única coisa que pode estar acontecendo é alguma bolinha de tinta seca dentro do nozzle, o bico do aerógrafo, em latão. Pra limpar só com uma agulha bem fininha, ou com um kit de impeza de nozzle. Em hipótese alguma tente fazer a limpeza com a própria agulha do aerógrafo, por que ela vai entortar e ficar danificada.
Quanto ao segundo problema, parece indicar um entupimento parcial. Tente desmontar todo o aerógrafo e limpe cada peça por dentro com algodão e um diluente. o corpo do mesmo deve ser limpo com um pouquinho de algodão, tanto no furo da tinta quanto no furo do ar.
Verifique se quando o aerógrafo falha sai ar/tinta por trás do aerógrafo. Se sair, é um problema com a borracha de vedação da agulha, que fica bemonde ela entra no aerógrafo. Ela pode estar danificada, suja ou apensa frouxa. Geralmente existe um parafuso furado atrás dessa borrachinha, exatamente onde a agulha entra, por tras. Se apertar o parafuso aumenta a pressão da vedação sobre a agulha, mas deixa o retorno dela mais duro. Tente achar um meio termo.
Outra coisa que causa muitos problemas em aerógrafos é a posição da ponta do nozzle em relacão ao bico frontal do aerógrafo. O correto é o bico do nozzle passar pelo furo e ficar um pouquinho pra fora. Se ficar pra dentro, volta ar pro copo e/ou falha o jato de tinta, as vezes até com empelotamento da tinta( O aerógrafo cospe bolas de tinta, ao invés de pintar.
É importante experimentar a diluição da tinta, pois quanto mais diluída, mais fácil fica de pintar. O ponto correto é quando a tinta flui bem para fora do aerógrafo e dá uma cobertura razoável. Claro que isso varia muito de tinta pra tinta. Tem que experimentar.
Espero que seja o suficiente, mas esteja à vontade para perguntar o que precisar.