O Sormani tinha pedido para eu fazer um passo a passo, mas eu já tinha iniciado, então desta vez vou só colocar as fotos e as tintas que usei, mas na próxima pretendo fazer um passo a passo de verdade, com menos fotos da figura, pretendendo mostrar aonde vão as sombras e luzes e com mais fotos dos processos de pintura, pelo menos vou tentar.
comecei pelo rosto e usei as seguintes tintas
cor base

primeiras luzes light brown

a grande vantagem de usar estas duas tintas nesta ordem é que elas são muito parecidas e a primeira luz posso fazer sem misturar nada, direto do pote. Dou a cor base e uso a segunda tinta para fazer as primeiras luzes sem trabalho nenhum, em áreas maiores e sem a preocupação de ficar muito destacado.

para as sombras usei cerâmica pva, muito diluída, é estranho usar pva, mas esta é a cor que eu melhor me adaptei para a primeira sombra

para as sombras mais profundas usei, sempre muito, muito diluído, a seguinte tinta

Eu não me entendia muito bem com o preto da vallejo, achava que não ficava muito fosco, mas era puríssima barbeiragem, sacudi muito e deixei até dormir de cabeça para baixo e depois sacudi mais, e ficou muito fosco, era só preguiça.
Na barba foi o preto da vallejo e depois luzes com o preto da daiara com um pouco de geada

para o corpo usei na jaqueta

e na camisa

o brilho no cabelo não é a tinta é de manusear

para o cinto de couro usei como tinta base

dei uma lavada com preto diluído

voltei e marquei os pontos mais elevados com

nos pontos mais altos ainda usei

e aonde estava rompido ou quebrado

amanhã posto mais alguma coisa, abração