SemperFi

Próximos Eventos Programados:

[Expositor]  barba negra finalizado

Fórum dedicado aos modelos de Figura que se encontram na linha de montagem.

Moderadores: Moderadores Figuras, Moderadores Trens

fernandogarrido
Membro
Nome: fernando jose fraga garrido
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 6 vezes

barba negra finalizado

Mensagem por fernandogarrido »

Olá a todos estava acabando o espartano e já estava pintando o barba negra, a escultura é muito bacana, mas não coloquei todos os acessórios que ele tinha direito, uns porque achei muito feio outros porque perdi, mas depois vou mostrando.
O Sormani tinha pedido para eu fazer um passo a passo, mas eu já tinha iniciado, então desta vez vou só colocar as fotos e as tintas que usei, mas na próxima pretendo fazer um passo a passo de verdade, com menos fotos da figura, pretendendo mostrar aonde vão as sombras e luzes e com mais fotos dos processos de pintura, pelo menos vou tentar.
comecei pelo rosto e usei as seguintes tintas
cor base
Imagem
primeiras luzes light brown
Imagem

a grande vantagem de usar estas duas tintas nesta ordem é que elas são muito parecidas e a primeira luz posso fazer sem misturar nada, direto do pote. Dou a cor base e uso a segunda tinta para fazer as primeiras luzes sem trabalho nenhum, em áreas maiores e sem a preocupação de ficar muito destacado.

Imagem

Imagem

para as sombras usei cerâmica pva, muito diluída, é estranho usar pva, mas esta é a cor que eu melhor me adaptei para a primeira sombra
Imagem

para as sombras mais profundas usei, sempre muito, muito diluído, a seguinte tinta
Imagem
Imagem

Eu não me entendia muito bem com o preto da vallejo, achava que não ficava muito fosco, mas era puríssima barbeiragem, sacudi muito e deixei até dormir de cabeça para baixo e depois sacudi mais, e ficou muito fosco, era só preguiça.
Na barba foi o preto da vallejo e depois luzes com o preto da daiara com um pouco de geada
Imagem
Imagem
Imagem

para o corpo usei na jaqueta
Imagem
e na camisa
Imagem
Imagem
o brilho no cabelo não é a tinta é de manusear
Imagem

para o cinto de couro usei como tinta base
Imagem

dei uma lavada com preto diluído
Imagem
voltei e marquei os pontos mais elevados com
Imagem

nos pontos mais altos ainda usei
Imagem
e aonde estava rompido ou quebrado
Imagem
amanhã posto mais alguma coisa, abração
Editado pela última vez por fernandogarrido em 05 Mar 2013, 09:49, em um total de 1 vez.
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: barba negra

Mensagem por magnetorj »

acompanhando e aprendendo :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Sormani
Membro
Nome: Sormani Faria

Mensagem por Sormani »

Fernando, obrigado mesmo por dar esta aula pra gente !!

Um pedido que eu te faço e que sei que também é pedido de muitos aspirantes a figureiros amigos meus;

A Veladura é uma duvida na questao da diluiçao e a secagem do pincel antes de aplicar na figura.
Muito foi dito com relaçao as cores mas, muito pouco foi ensinado com relaçao a diluiçao, secagem do pincel, aplicação e a veladura final que harmoniza todas as aplicaçoes anteriores.

Claro que é muito importante também a maneira que voce está mostrando porque mostra claramente as variaçoes de cores que voce usa e o efeito direto que provoca. Nos dá uma noção bem precisa de que cores temos que escolhes na nossa palheta para chegar aonde queremos.

Mais uma vez, Muito obrigado por dividir !!!
Somos responsável por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito
fernandogarrido
Membro

magnetorj escreveu:acompanhando e aprendendo :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
meu amigo magnetorj, obrigado pela sua companhia, abração.
fernandogarrido
Membro

Sormani escreveu:Fernando, obrigado mesmo por dar esta aula pra gente !!

Um pedido que eu te faço e que sei que também é pedido de muitos aspirantes a figureiros amigos meus;

A Veladura é uma duvida na questao da diluiçao e a secagem do pincel antes de aplicar na figura.
Muito foi dito com relaçao as cores mas, muito pouco foi ensinado com relaçao a diluiçao, secagem do pincel, aplicação e a veladura final que harmoniza todas as aplicaçoes anteriores.

Claro que é muito importante também a maneira que voce está mostrando porque mostra claramente as variaçoes de cores que voce usa e o efeito direto que provoca. Nos dá uma noção bem precisa de que cores temos que escolhes na nossa palheta para chegar aonde queremos.

Mais uma vez, Muito obrigado por dividir !!!
grande Sormani, tenho um enorme prazer em compartilhar o pouquinho que sei, agora esta figura está quase terminada, mas na próxima vou tirar umas fotos me focando na: diluição da tinta, para base, veladura e luzes e sombras, vou tirar umas fotos da paleta e do pincel, e da quantidade de tinta nele. É difícil passar em foto, mas acho o vídeo mais complicado ainda, eu tenho muita dificuldade em enxergar as técnicas que postam em vídeos, por isso vou tentar fazer em foto.
Pode ter a certeza de que o que o pouco que sei vou repassar com todo capricho para vocês, vou iniciar a figura voltado para transmitir o que sei e vou fazer passo a passo, me esforçando para não esquecer nenhum detalhe, e fotografando cada passo. Vou amadurecer a ideia e organizar a agenda para não esquecer nada. Adquiri duas figuras na historex e estão para chegar, assim que chegarem começo o trabalho e as postagens. Tenho colocado poucos detalhes preocupado com algo do tipo: "quem perguntou alguma coisa a este sujeito?", mas como você e outros mostraram interesse tenho a maior satisfação em passar o que sei, que é pouco, mas tem me dado muito prazer em pintar, abração.
fernandogarrido
Membro

Olá moçada dei as primeiras luzes na jaqueta misturando a 50% estas duas tintas
Imagem
Imagem

Como pretendia fazer uma jaqueta meio suja e desgastada e a cor base é bem forte e subi as luzes deixando a própria cor base como sombra

esta é a primeira subida de cor com a base ao fundo
Imagem

as luzes seguintes

Imagem

a última luz fiz direto e somente em alguns pontos mais elevados e muito diluída com esta cor, que já é um vermelho desgastado

Imagem
as luzes da camisa fiz com a cor base e um pouco de geada, as sombras com a cor base um pouco de preto, não subi muito as luzes para dar uma idéia de pouca limpeza.

Imagem

a figura está praticamente pronta, só falta o coldre com a pistola, que a parte de madeira resolvi fazer com óleo, pois acho que para madeira e seus veios é a técnica que acho melhor, e o chapéu que está pronto e colado, só não foi fotografado.

na barba faltam algumas das fitas rosas, mas o monstro que mora embaixo do armário comeu, me perdoem a falha.

Assim que tiver as fotos desta figura pronta posto aqui, abração a todos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
BVila
Super Membro
Nome: Bruno Vila

Mensagem por BVila »

:saudacao: :saudacao: :saudacao:

Fernando, mais um trabalho perfeito!!

Essas sombras e luzes da "jaqueta" estão impressionantes, eu acho que os tons de vermelho são os mais difíceis de conseguir um bom resultado... :bow:
Baraldi
Membro
Nome: Henrique Baraldi Spera

Mensagem por Baraldi »

Um verdadeiro show. Nunca liguei muito para figuras, estou descobrindo esta maravilha vendo as façanhas de vocês por aqui.

Arrasou. :clap:
Henrique Baraldi Spera
São Paulo, SP - Brasil
fernandogarrido
Membro

Baraldi escreveu:Um verdadeiro show. Nunca liguei muito para figuras, estou descobrindo esta maravilha vendo as façanhas de vocês por aqui.

Arrasou. :clap:
obrigado pela sua gentileza Baraldi, abração.
fernandogarrido
Membro

BVila escreveu::saudacao: :saudacao: :saudacao:

Fernando, mais um trabalho perfeito!!

Essas sombras e luzes da "jaqueta" estão impressionantes, eu acho que os tons de vermelho são os mais difíceis de conseguir um bom resultado... :bow:
sempre muito gentil amigo, obrigado pelo incentivo, abração.
Responder

Voltar para “Figuras”