Breve história.
O Ferdinand, é o resultado do falhanço da Porsche na sua concorrência com a MAN para o fornecimento do Tiger-I ao exército alemão.

O projecto aprovado para o Tiger, acabou sendo o da empresa MAN, mas tinham entretanto sido contruidas quase 100 unidades do chassis do Tiger-I proposto pela Porsche. Essas 100 unidades já construidas precisavam ser aproveitadas, pelo que foram propostas várias soluções.
Uma delas foi a de transformar os chassis em canhões de artilharia auto-propulsados, mas a situação na frente leste e a grande necessidade de veículos blindados com capacidade anti-tanque, levou a que se optasse por terminar os chassis com um canhão fixo, produzindo assim uma versão «caça-tanques» do tanque pesado Tiger.
Os Ferdinand, distinguem-se por isso das outras viaturas pesadas alemãs, por causa do seu característico sistema de suspensão, que não utiliza as rodas interpoladas que se tornaram norma nos carros alemães como o Tiger-I, Tiger-II e Panther, juntamente com os seus derivados.
Os «Ferdinand» estavam prontos para combate quando em Agosto de 1943 foi decidido lançar o famoso ataque s Kursk. Extremamente lento, e sem um armamento de defesa proprio (uma simples metralhadora) o Ferdinand foi um fracasso durante essa famosa batalha e os sobreviventes foram enviados de volta para a Alemanha onde foram recuperados e modificados com a inclusão de uma metralhadora para defesa aproximada, uma nova cupula para o comandante com maior visibilidade, um guincho, e uma alteração na colocação dos dois motores Maybach numa posição mais central. Com as modificações o peso total do veículo carregado atingiu as 65,8 toneladas.
Dados técnicos.
Fabricante: Porsche - Alemanha
Tripulação: 6
Comprimento: 7.5 - Incluindo canhão: 8.128 m - Largura: 3.378 m - Altura: 3 m
Peso vazio: 59000 Kg. - Peso preparado para combate: 65000 Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas
Motor: 2x Maybach HL120TRM V12 / gas. Potência: 530 cv
Velocidade máxima: : 20 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 10 Km/h
Tanque de combustível: 950 Litros Autonomia máxima: 150Km
O modelo.



Comecei pelo canhão.


Colei a única PE que vou usar (As PE vêem um pouco grossas e não é fácil dobrá-las pelo que decidi não utilizá-las.O problema está entretanto resolvido. Deve-me chegar a máquina para dobrar as PE's no final da próxima semana.

Aqui o casco quase pronto, as rodas já pintadas e as lagartas prontas a ser pintadas.



