Quando assumí a coordenação dos GTs me deparei com a seguinte situação
Atenção, vou dar a
minha opinião, só minha!
Vinhamos de um lugar que os GMs eram burocráticos, limitados, cheios de regras e punições, quando montou-se as regras dos GTs aqui procurou-se diversificar e melhorar a forma de faze-lo, porém ainda haviam regras demais e engessamentos que acabavam causando discórdias e dissabores.
Esta era a minha visão quando assumí o posto de Coordenador Geral.
Caso alguem queira saber como era, é só entrar no
tópico de regras e acompanhar toda a evolução que nos trouxe até aqui, mas voltemos à história.
Antes de eu assumir havia a regra de um GT por "modalidade" de montagem, o que a principio deveria estimular um "duelo" entre interessados, porém no caso em que o GT Busão venceu, a coisa pendeu para discussões e a vitoria do GT busão foi muito apertada, causando um sentimento indesejado nos que "perderam", pois teriam que esperar por 6 meses para terem outra oportunidade.
Quando assumi me fiz a seguinte pergunta: Porque alguem quer montar em um GT?
Simplesmente pelo fato de se sentir "pertencente a uma tribo" ou algo do gênero, por participar, dividir, conversar. Então a lógica aplicada foi, se ao montarmos, "gastamos" tempo fotografando, postando, explicando, tirando dúvidas, tudo isso com boas intenções (claro que tem o ego, mas não vamos entrar nesse assunto), então porque o forum tem que ser um limitador?
O objetivo do Forum é incentivar montagens, incentivar o pessoal a participar, então quando limitamos estamos aplicando a lógica inversa do objetivo que é, quanto mais, melhor! Se nosso "way of life" é o Band od Brothers, porque devemos limitar algo?
Então as regras passaram a ser elaboradas numa forma de "grupo de amigos", que se juntam para se divertirem juntos. E os GTs passaram a ser um catalisador dessa união. Assim, se voce é fã do BF109, junta a galera e monta seu GT desse assunto, sem burocracia, sem vaidade, sem enrolação, simplesmente amizade em volta do plasti. As regras são simples e cabe apenas ao coordenador da equipe incentivar e junto com os membros propagandar seu GT para que ele não fique fraco.
Cabe aos inscritos fortalecerem seu "grupinho"!
Nosso forum é o bar que fornece o palco para o show, mas arrumar quem toque e o publico para assistir cabe apenas aos interessados! Se o show dura 1 rodada, ou várias, cabe novamente aos interessados encerrar ou continuar, shows bons ou ruins podem acontecer, nós da coordenação podemos tentar ajudar no fortalecimento, mas o importante é saber que o palco continua lá para quem quiser usar!
Sou contra limitar GTs, mas também sou contra a falta de boa vontade dos inscritos em "agitar" o pedaço. Ultimamente tenho tido pouco tempo para me dedicar a esse tipo de trabalho de "coach", mas mês que vem já terei um co-coordenador que vai me ajudar a levantar os GTs mais lentos. Um exemplo que isso é possível pôde ser visto no GT do P51, que depois de uma "ação-cirurgica" num GT natimorto, recebeu um gás que agitou tanto que o GT acaba de ser extendido. É só questão dos interessados se movimentarem.
Hoje temos mais de 600 foristas e menos de 15 GTs em curso, acho que cabe muito mais GTs desde que cada um agite o seu pedaço.