Próximos Eventos Programados:
Proteção antes de aplicar Wash/Decais
Moderador: Moderadores Tecnicas
-
- Novato
- Nome: Walter Mundstock
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 0
Proteção antes de aplicar Wash/Decais
Oi.
Estou voltando ao modelismo depois de bastante tempo sem fazer nada. Minhas montagens anteriores eram bem basicas e dessa vez queria avançar um pouquinho destacando as "panel lines" de um avião.
Estava lendo esse material (http://www.scalespot.com/reference/pane ... llines.htm) e o cara recomenda passar a pintura base (seja de que tipo for) e depois aplicar "acrylic gloss clear" por cima de tudo para selar e deixar uma base brilhante pra aplicar os decais.
Bem, li em outro lugar sobre o tal Future/Klear que é aquele produto da Johnson. Dizem que este Klear era muito bom porque não sai com solvente da tinta, por isso é bem bom pra "selar" as camadas. No final ele recomenda passar um pano sobre uma ultima camada pra tirar o brilho. Imagino que de pra aplicar uma ultima camada de verniz fosco e obter o mesmo resultado.
Mas pelo que vi o tal Klear não existe mais... Existe? Se sim, qual o nome que tem no brasil?
Se não existe, o que vocês estão usando para obter o mesmo resultado?
Mais um detalhe é que vou usar um mix de tinta acrilica e esmalte então é legal poder aplicar uma base não soluvel em thinner ou aguarras.
Bom, aguardo suas sugestões!
Muito obrigado!
Estou voltando ao modelismo depois de bastante tempo sem fazer nada. Minhas montagens anteriores eram bem basicas e dessa vez queria avançar um pouquinho destacando as "panel lines" de um avião.
Estava lendo esse material (http://www.scalespot.com/reference/pane ... llines.htm) e o cara recomenda passar a pintura base (seja de que tipo for) e depois aplicar "acrylic gloss clear" por cima de tudo para selar e deixar uma base brilhante pra aplicar os decais.
Bem, li em outro lugar sobre o tal Future/Klear que é aquele produto da Johnson. Dizem que este Klear era muito bom porque não sai com solvente da tinta, por isso é bem bom pra "selar" as camadas. No final ele recomenda passar um pano sobre uma ultima camada pra tirar o brilho. Imagino que de pra aplicar uma ultima camada de verniz fosco e obter o mesmo resultado.
Mas pelo que vi o tal Klear não existe mais... Existe? Se sim, qual o nome que tem no brasil?
Se não existe, o que vocês estão usando para obter o mesmo resultado?
Mais um detalhe é que vou usar um mix de tinta acrilica e esmalte então é legal poder aplicar uma base não soluvel em thinner ou aguarras.
Bom, aguardo suas sugestões!
Muito obrigado!
- Sekiji
- Conselheiro
- Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
- Agradeceu: 53 vezes
- Curtiram: 42 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Re: Proteção antes de aplicar Wash/Decais
Walter, antes de tudo seja bem vindo!
Com relação a sua dúvida, a Future existe sim, mas somente fora do Brasil... nos EUA, Europa você encontra, mas aqui só se vc conseguir que te mandem de fora. Uma saída "tupiniquim" que grande parte do pessoal usa (eu inclusive) é a cera Brilho Facil incolor, ela faz o "Papel" da Future (entre aspas pq a Future é superior, tem componentes melhores, etc) selando a pintura antes dos decalques. É de extrema importância selar a pintura com BF, ou mesmo um verniz brilhantes, para evitar a reação com a pintura e o famigerado "silvering". A sua idéia de finalizar com o verniz fosco é o ideal, claro dependendo o efeito que você queira obter com o modelo, pois um carro não fica legal "fosco".
Abraços
Com relação a sua dúvida, a Future existe sim, mas somente fora do Brasil... nos EUA, Europa você encontra, mas aqui só se vc conseguir que te mandem de fora. Uma saída "tupiniquim" que grande parte do pessoal usa (eu inclusive) é a cera Brilho Facil incolor, ela faz o "Papel" da Future (entre aspas pq a Future é superior, tem componentes melhores, etc) selando a pintura antes dos decalques. É de extrema importância selar a pintura com BF, ou mesmo um verniz brilhantes, para evitar a reação com a pintura e o famigerado "silvering". A sua idéia de finalizar com o verniz fosco é o ideal, claro dependendo o efeito que você queira obter com o modelo, pois um carro não fica legal "fosco".
Abraços

“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
- Lessa
- Super Membro
- Nome: Fabio Lessa
-
Contato:
- Troféus:
Walter, o Klear e o Future são o mesmo produto, mas em cada país ele recebeu um nome. O Klear é (ou pelo menos era) comercializado no Reino Unido, e o Future nos EUA.
Este lace de passar um pano por cima nunca tinha visto.
Este lace de passar um pano por cima nunca tinha visto.

- Kyosanin
- Super Membro
- Nome: Tanderson Morales
- Agradeceu: 15 vezes
- Curtiram: 12 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Primeiramente, seja muito bem vindo ao Plastibrasil meu amigo! Sinta-se em casa e brinde-nos com suas montagens!
Quanto a cera brasileira para substituir o "future".. manda ver essa:

Ou qualquer cera incolor..
Mas essa também é uma ótima sugestão (que eu adoto):

Uma lata dessas dura vários kits.
Boa sorte e no que precisar estamos por aí.

Quanto a cera brasileira para substituir o "future".. manda ver essa:

Ou qualquer cera incolor..
Mas essa também é uma ótima sugestão (que eu adoto):

- Andre L B Ferro
- Super Membro
- Nome: Andre Ferro
Eu tbm adoto essa!!Kyosanin escreveu: Mas essa também é uma ótima sugestão (que eu adoto):
![]()
![]()
Pra vc ter uma idéia , já montei já uns 12 kits e ainda tá na metade da lata. Rende muito mesmo !!

Abçs
André
NA BANCADA

André
NA BANCADA

-
- Novato
Que show, várias respostas... Bem ativo esse forum! Gostei disso.
Obrigado pelas dicas. Acho que vou experimentar a brilho fácil.
Neste caso para finalização uso um verniz fosco acrilex mesmo?
Pretendo aplicar o brilho facil com aerografo, o que uso para diluir?
Obrigado!
Obrigado pelas dicas. Acho que vou experimentar a brilho fácil.
Neste caso para finalização uso um verniz fosco acrilex mesmo?
Pretendo aplicar o brilho facil com aerografo, o que uso para diluir?
Obrigado!
- Lessa
- Super Membro
- Nome: Fabio Lessa
-
Contato:
- Troféus:
Walter,
O Brilho Fácil você pode aplicar sem diluição no aerógrafo.
Abs!
O Brilho Fácil você pode aplicar sem diluição no aerógrafo.
Abs!
-
- Novato
Obrigado!
Ja que estou no tópico, pra aplicar tintas esmalte da model master, que diluente eu devo usar (pra usar com aerografo) e em que proporção?
Ja que estou no tópico, pra aplicar tintas esmalte da model master, que diluente eu devo usar (pra usar com aerografo) e em que proporção?
- Kyosanin
- Super Membro
- Nome: Tanderson Morales
- Agradeceu: 15 vezes
- Curtiram: 12 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Walter, se a tinta é esmalte (enamel) eu sugiro que use ECOSOLV como diluente.. quanto a proporção é o chamado "ponto do leite"... o suficiente para que não entupa no aerografo, mas o bastante para que não escorra do kit.. vale a pena testar antes em uma garrafa pet para você achar sua própria medida.
E na hora de finalizar o kit... use sim o verniz fosco spray da acrilex. Vale a pena.
Boas montagens.
E na hora de finalizar o kit... use sim o verniz fosco spray da acrilex. Vale a pena.
Boas montagens.
- mvleonardo
- Super Membro
- Nome: Leo
- Agradeceu: 13 vezes
- Curtiram: 31 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Quando fui comprar BF não encontrei no mercado, então comprei a cera Ingleza Maxx e é ótima para acabamento brilhante (olha o resultado na F1 Williams que montei). Uso muito e recomendo!