Olá, rapaziada!
Voltando a montagem do Albatros!
Enquanto eu esperava a chegada dos decais das cruzes, que perdi, tinha decidido não usar mais decal nenhum que veio no kit!
Mas a tentação foi maior e resolvi encarar os decais com as “stripes†que ficam na parte de baixo das asas.
Tive muita dificuldade também com esses decais. O tamanho não é adequado, tem q cortar pra caber direito e são muito quebradiços.
Fui ver na internet, e realmente, parece que houve uma mudança nos decais da Eduard, de 2020 pra cá.
Eles eram da Cartograph e agora são produzidos pela própria empresa Eduard.
Além disso, eles vem com um filme “Extra†que pode ser removido após a aplicação.
Em tese, esse filme pode ser tirado ou não. Se tirar fica só a tinta do decal, e o resultado final seria bem melhor.
Mas parece q a Eduard resolveu não orientar essa remoção no manual. Pra não ter a responsabilidade, já que é um processo mais chato de fazer.
Vi no YouTube dois tutoriais pra tirar esse filme: um com fita pra máscara outro com aguarrás. Dei uma tentada com a fita…
As fotos acima são de fases do processo de aplicação das stripes. Difícil hehehehe
Tentei uma marcação temporária com lápis pra não perder a distância entre elas, pois tive dificuldade com isso nas asas inferiores.
O tal filme do decal ficou grosseiro em alguns pontos, em especial próximo as bordas. Fiz tentativa de tirar eles a seguir.
Fiz tentativa com duas fitas, Tamiya e U-Star. A U-star, com menor poder de cola, não tirou do tal filme, a Tamiya arrancou o decal kkkkk
Resultado… deixei quieto e bola pra frente!

Fiz uns retoques com tinta onde eles estavam com o filme muito evidentes.
Por fim, chegaram os decais da FCM que pedi. Um deles enrugou mais quando usei o Mr Marker Softer, alisei de leve com cotonete, mas no final, tudo certo!
A seguir, selei os decais com Brilho Facil. Aplico ela sem diluir, com pincel, em umas 5-6 demão.
Depois preparei pro wash.
Dei uma pesquisada e tem um produto da Ammo pra wash em tons de vermelho. É um marrom não muito escuro. Usei o Marrom Van Dick a óleo da Acrilex, diluído em aguarrás da Acrilex, pro wash.
Depois de umas seis horas, tirei o excesso com águarras Acrilex, usando cotonete e pincel umedecido em aguarrás.
Fiz o wash leve. Primeiro porque é difícil preservar muito do baixo relevo do kit pintando com pincel, em especial com Acrilex, que é uma tinta mais espessa. Depois porque não quero o avião sujo, pretendo usar o wash mais pra tentar efeito de sombra e profundidade.
Tem uma parte em cima da asa superior que eu queria dar mais destaque. No manual da WnW ele é prateado, em outras referências, é preto.
Optei por wash de óleo Acrilex preto, bem carregado, e depois Drybrush com Alumínio acrílica Acrilex.
Nesse meio tempo, fui pintando uma escada pra usar no diorama final desse projeto.
No final, passei um amarelo Clear, como o amigo Valente sugeriu e cortei a escada um pouco pra ficar do tamanho certo pro Albatros.
Usei uma escada feita pela Factory e usei a técnica de imitar madeira que usei na hélice.
Depois disso foi aplicar o verniz semibrilho acrilex no spray. Abaixo as fotos até esta fase da montagem.
Estou bem satisfeito com a montagem! Dentro das minhas limitações e da proposta deste desafio, estou gostando dos resultados e tenho me divertido bastante!
Abraço grande a todos!!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk