Vamos dar início a esse desafio!
Escolhi esse kit para entrar no GT.

Eu tenho usado apenas pincel nas minhas montagens e este kit estava na minha lista para fazer. Então, meio caminho andado, né?! Agora é “só†dar um jeito de usar apenas Acrilex para pintar ele e vamos lá!
Bem, na verdade, comprei esse kit para usar em uma vinheta que estou planejando há um tempão. Inclusive este projeto está inscrito no GT “Cenas e Impressõesâ€. Vou usar este avião como parte da cena que pretendo montar. Ainda não iniciei a postar o tópico no GT Cenas e Impressões, pois é um projeto de longo prazo. Estou esperando chegar coisas e ganhar experiência e confiança para iniciar.
A cena trata-se da visita do General Erich Friedrich Wilhelm Lunderdorff, um dos ditadores de facto da Alemanha durante a segunda metade da Primeira Grande Guerra Mundial, ao aeródromo de Markebeke. Esta visita ocorreu em 19 de agosto de 1917.

Nesta foto está presente Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen, o Barão Vermelho, após ter sido atingido em 6 de julho de 1917 na cabeça em um combate aéreo pelo inglês Capitão Donald Cunnel. Este ferimento lhe ocasionou um traumatismo craniano, com uma fratura no crânio e déficit visual, além de alterações de personalidade que persistiram até sua morte 6 meses depois. Na foto, o Barão Vermelho aparece com uma bandagem na cabeça.

A foto foi recentemente apresentada em cores e nela aparece o Albatros D.V em que Manfred von Richthofen fez alguns voos. Trata-se do Albatros D. V 2059/17 em que se acredita que ele adquiriu apenas duas de suas 80 vitórias na Grande Guerra, as vitórias número 58 e 59, em 16 e 26 de agosto de 1917.
O Albatros D. V 2059/17 faz parte da segunda leva de produção dessas aeronaves (números 1962/17 a 2361/17) que foram produzidas. O Albatros D. V seria o sucessor do Albatros D. III e deveria corrigir suas falhas. Contudo, ele também apresentava diversas falhas estruturas e sua desenvoltura em combate foi muito aquém do esperado. O projeto do Albatros D. IV não evoluiu, pois apresentava demasiadas falhas estruturais, por isso a evolução direto para o Albatros D. V.

O próprio Barão von Richthofen teria descrito o Albatros D. V. como “obsoleto†e “ridiculamente inferior†aos caças aliados inimigos, como os Camel e os S.E. 5a. Apesar disto, 400 Albatros D. V foram produzidos em maio de 1917 e mais 300 em julho deste mesmo ano.
Como o kit da Eduard que vou montar não possui os decais e exemplos de pintura para o avião que está na foto da visita ao aeródromo de Markebeke, tentarei fazer algumas adaptações para deixar o modelo condizente com esta aeronave.
Para tanto, usarei informações que encontrei na internet e, em especial, informações do kit da Wingnut Wings que representa o Albatros D. V do Barão von Richthofen na escala 1:32. Também usarei como referência um modelo colecionável da marca Corgi que representa esta aeronave na escala 1:48.

A maioria das fontes cita que este avião seria todo vermelho, contudo há discordância sobre esta cor. Como nesta foto ele é representado todo em vermelho, farei o modelo desta forma.

Espero que seja uma boa montagem que todos aproveitemos!
Forte abraço!