SemperFi

Próximos Eventos Programados:

[Concluído]  GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Moderador: Moderadores GT

C-A-F-Lobao
Super Membro
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 78 vezes

GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Vamos dar início a esse desafio!

Escolhi esse kit para entrar no GT.

Imagem

Eu tenho usado apenas pincel nas minhas montagens e este kit estava na minha lista para fazer. Então, meio caminho andado, né?! Agora é “só” dar um jeito de usar apenas Acrilex para pintar ele e vamos lá!

Bem, na verdade, comprei esse kit para usar em uma vinheta que estou planejando há um tempão. Inclusive este projeto está inscrito no GT “Cenas e Impressões”. Vou usar este avião como parte da cena que pretendo montar. Ainda não iniciei a postar o tópico no GT Cenas e Impressões, pois é um projeto de longo prazo. Estou esperando chegar coisas e ganhar experiência e confiança para iniciar.

A cena trata-se da visita do General Erich Friedrich Wilhelm Lunderdorff, um dos ditadores de facto da Alemanha durante a segunda metade da Primeira Grande Guerra Mundial, ao aeródromo de Markebeke. Esta visita ocorreu em 19 de agosto de 1917.

Imagem

Nesta foto está presente Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen, o Barão Vermelho, após ter sido atingido em 6 de julho de 1917 na cabeça em um combate aéreo pelo inglês Capitão Donald Cunnel. Este ferimento lhe ocasionou um traumatismo craniano, com uma fratura no crânio e déficit visual, além de alterações de personalidade que persistiram até sua morte 6 meses depois. Na foto, o Barão Vermelho aparece com uma bandagem na cabeça.

Imagem

A foto foi recentemente apresentada em cores e nela aparece o Albatros D.V em que Manfred von Richthofen fez alguns voos. Trata-se do Albatros D. V 2059/17 em que se acredita que ele adquiriu apenas duas de suas 80 vitórias na Grande Guerra, as vitórias número 58 e 59, em 16 e 26 de agosto de 1917.

O Albatros D. V 2059/17 faz parte da segunda leva de produção dessas aeronaves (números 1962/17 a 2361/17) que foram produzidas. O Albatros D. V seria o sucessor do Albatros D. III e deveria corrigir suas falhas. Contudo, ele também apresentava diversas falhas estruturas e sua desenvoltura em combate foi muito aquém do esperado. O projeto do Albatros D. IV não evoluiu, pois apresentava demasiadas falhas estruturais, por isso a evolução direto para o Albatros D. V.

Imagem

Imagem

O próprio Barão von Richthofen teria descrito o Albatros D. V. como “obsoleto” e “ridiculamente inferior” aos caças aliados inimigos, como os Camel e os S.E. 5a. Apesar disto, 400 Albatros D. V foram produzidos em maio de 1917 e mais 300 em julho deste mesmo ano.

Como o kit da Eduard que vou montar não possui os decais e exemplos de pintura para o avião que está na foto da visita ao aeródromo de Markebeke, tentarei fazer algumas adaptações para deixar o modelo condizente com esta aeronave.

Para tanto, usarei informações que encontrei na internet e, em especial, informações do kit da Wingnut Wings que representa o Albatros D. V do Barão von Richthofen na escala 1:32. Também usarei como referência um modelo colecionável da marca Corgi que representa esta aeronave na escala 1:48.

Imagem

Imagem

A maioria das fontes cita que este avião seria todo vermelho, contudo há discordância sobre esta cor. Como nesta foto ele é representado todo em vermelho, farei o modelo desta forma.

Imagem

Imagem

Espero que seja uma boa montagem que todos aproveitemos!

Forte abraço!
RicardoScouts
Membro
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Agradeceu: 252 vezes
Curtiram: 108 vezes
Contato:

Troféus:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Milk and Oil - 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Leichter Panzerspähwagen Sd.Kfz. 222 - Tamiya 1/35 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35

GTs em Andamento:
GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - Stabilising the Line (Falaise Pocket 1944) GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Sd.Kfz. 101 Ausf. A - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por RicardoScouts »

Acompanhando aqui... bela introdução!

[ ]s
Ricardo Duarte
C-A-F-Lobao
Super Membro

GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Valeu, Ricardo!

Bem, vamos começar a apresentar a montagem.

As versões “Weekend” dos kits da Eduard, são versões mais baratas e simples. Elas não vem com adicionais ou aftermarkets. E tem apenas uma versão possível do kit pra ser montada, apesar de ter mais de uma opção de decais. As peças, contudo, são as mesmas das versões superiores.

Esse é o primeiro kit da Eduard que vou montar. A caixa e a arte são realmente bem bonitas, assim como os decais e o manual de instrução, que é colorido.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O kit tem apenas uma árvore e poucas peças.

Logo no início da montagem percebi que o plástico é mais delicado do que a maioria dos kits que tenho montado. Também me parece um plástico de textura mais lisa. Geralmente não uso primer, mas talvez tenha que usar aqui.
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Ainda no início da montagem, uma peça quebrou. Redobrei os cuidados na hora de destacar elas da árvore.

Deixei elas prontas pra começar a pintura com nossas famosas Acrilex!!!

Inicialmente tentei a pintura sem primer, das peças e regiões menores.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Essa é a seleção de cores que vou usar inicialmente. Tem um cinza Aquacolor ali pelo meio. Estou esperando chegar o cinza Acrilex, mas vou fazer pequenos detalhes com este pra não atrasar de iniciar esse projeto.

Estou utilizando paleta úmida pra pintura e tenho preferência por pincéis chatos na grande maioria das vezes, pra esse tipo de pintura.
Imagem
Imagem

Abaixo fotos dos momentos iniciais da pintura de algumas peças.

Para o efeito madeira da hélice, usei amarelo. Deixei secar. Depois o marrom aplicado com pincel e espalhado com esponja pequena pra tentar mimetizar vincos da madeira.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Pra imitar o “Gunmetal”, usei a cor Grafite e depois Dry Brush com Alumínio.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A seguir, a evolução da pintura e montagem do cockpit e mais algumas peças que já vou deixar pintadas.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora o próximo passo é Verniz brilhoso no cockpit pra fazer um wash e seguir adiante.

Abraço a todos!
Gaspar
Conselheiro
Nome: Gaspar Ferrari
Agradeceu: 12 vezes
Curtiram: 15 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Convés de voo SGM - Fujimi - 1/700 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: BF-109 Emil - Revell - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Yakovlev Yak 3 - HobbyBoss - 1/72 GT 21 - Capturados - Montagem: Jagdpanzer 38(t) Hetzer - Italeri - 1/72 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: T-34/85 Medium Tank - Airfix - 1/76 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire Mk.16 Acidentado - Revell/Matchbox - 1/72 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed A-12 - ACE - 1/288 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars AT-AT Imperial Walker - AMT/ERTL - 1/165 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mecha Scratch 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: SR-71 Black Bird Egg Plane Hasegawa GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M4A3E8 Sherman - Tamiya 1/35 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Da Vinci - Flying Machine - Sem Escala GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Figura Observador Russo - Hasegawa - 35mm

GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: X-Wing Star Fighter - Bandai 1/72 (2018) GT 38 - Luftwaffe - Montagem: ME 262 B-1a/U1 - Revell - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Contatos Imediatos - Impressão 3D - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: P-47D Thunderbolt - Senta Pua - Academy 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: hubble Space Telescope - Skilcraft - 1/72

Mensagem por Gaspar »

Chegando para acompanhar. Gostei muito do efeito de madeira que você conseguiu fazer :saudacao:
Relação de Kits montados: Clique aqui

Em algum lugar na Bancada:
Imagem
No canto da bancada:
Imagem
C-A-F-Lobao
Super Membro

Valeu Gaspar!

Tenho foto um pouco melhor dela:

Imagem

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
C-A-F-Lobao
Super Membro

E vamos atualizar a montagem!

Primeiro quero agradecer o Everton e galera do fórum Plastibrasil pela live no canal do YouTube do Diorama Poa sobre esse GT Desafio Acrilex!

Foi muito bacana!

Valeu, moçada! É sempre ótimo aprender e poder compartilhar com vocês!

Voltando a montagem:

Bem, meio que por impulso, usei o verniz brilhoso da Tom Colors, que costumo usar.

Mas o espírito Acrilex foi mais forte! Tive uns pontos que a tinta saiu! Daí fiz uns retoques de pintura, esperei mais tempo de cura e fiz a opção de usar Brilho Facil. Acho que a BF combina melhor com o GT de desafio Acrilex!

Usei muito o BF e ela nunca me desapontou! Só parei mais de usar como Verniz Brilhante porque acho q pra ela segurar bem a onda do wash e todo o mais, tem q ser várias demão. E com o Verniz brilhoso da Tom Color são menos demão e menos tempo.

Já tentei usar o verniz brilhoso da Acrilex (spray) pra selar o kit pra decal e wash e a experiência foi péssima! Não funcionou! E olha que tentei mais de uma vez.

Assim, fiquei com BF dessa vez. Se alguém tiver dica de como usar o verniz brilhoso da Acrilex pra selar pra wash, manda aí!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois da BF seca, apliquei o wash com tintas óleo da Acrilex: Sépia e Burnt Umbra.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As fotos abaixo foi depois da da remoção do excesso do wash com cotonete e pincel com Pouca Aguarrás Acrilex.

Imagem
Imagem
Imagem

A seguir, apliquei verniz fosco Acrilex no spray e fechei o pastel:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Como viram acima, ficou um “gap” na parte da frente que vou fechar depois.

Continuei colando as asas. Acho sempre difícil ajustar as asas dos biplanos que fiz até agora. Cola, ajusta, cola, ajusta e vai! Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se vale um feeling, acho que é mais fácil colar os pilares de sustentação primeiro na asa de cima e depois na de baixo. O mesmo pro rigging.

A seguir usei Putty acrílica Vallejo pra fechar as fendas.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Algumas partes gostei, outras não. Daí usei Putty Tamiya mesmo. Apliquei, espera secar uma noite e depois lixa até cansar Imagem.

Imagem
Imagem
Imagem

Também lixei as junções que achei mais feias e grosseiras e refiz algumas poucas linhas com scribber.

Depois fiz uns orifícios de Drill no local onde vai ficar o rigging/cabeamento e colei esses “ilhós” pra passar os cabos.

Os ilhós/eyelets são de uma empresa chamada white ensign model.

Primeira vez que estou tentando usar essa bagaca! Tomara q funcione bem.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tem uns pontos pro cabeamento que não vem no kit. Fiz uma scratches, de leve, com plasticard.

Imagem
Imagem
Imagem

E abaixo o Albatros esperando a pintura. Fiz um mascaramento com uma fita 3M muito bacana que o essoal aqui do fórum deu a dica e ela é ótima!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vou ficando por aqui por enquanto.

Já avancei na montagem, mas depois atualizo o resto com mais calma.

Abraço a todos!!!

Rogerio Kocuka
Super Membro
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 227 vezes

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chegando para acompanhar!
Bela ave da Primeira Guerra Mundial.
A apresentação da história, do kit e o trabalho até aqui estão muito legais.
:thumbup:

Um abraço!
C-A-F-Lobao
Super Membro

Valeu, Rogério!!!

Imagem
Imagem
Imagem

O próxima passo foi a aplicação do primer. Eu geralmente não uso primer nos meus projetos de kits pintando com pincel.

Mas esse plástico da Eduard achei mais liso do que tenho costume de montar e optei por usar.

Pra me manter fiel ao desafio, fiz algo que nunca tinha feito: usei o primer da Acrilex pra pet e metal e vidro com pincel.

Dilui ele meio a meio com água.

As outras vezes que usei ele foram em miniaturas e foi tranquilo. Apesar de achar ele meio grosseirão e que talvez esconda alguns detalhes. Em kit, foi a primeira vez.

Fiquei bem assustado com o resultado! Kkkkk

Mas bora lá!

Imagem
Imagem
Imagem

A pintura inicialmente, correu como o usual. Sinceramente, acho a Acrilex uma tinta mais difícil de ser usada no pincel pra superfícies maiores. Em figuras, que são aéreas pequenas, acho mais tranquilo. Mesmo diluindo bem, acho q ela esconde detalhes nas minhas montagens.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tive que fazer uns e outros retoques do mascaramento, como eu tinha imaginado.

A peça que fiz o scratch foi um cola-descola danado! Até perdi ela e tive q fazer outra. Mas no final, funcionou! HeheheHehehe

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Fui dar uma conferida no manual da WingNuts Wings e vi uns cintos. Daí lembrei q tinha uns da RAF em PE que são parecidos. Resolvi usar. Não me importa tanto esta inacurácia.

Imagem
Imagem

Também vi nesse manual da wingnuts wings e algumas fotos de modelos prontos, que o escapamento do motor é em um tom de bronze diferente.

Fiz um Dry brush com tinta metálica da Acrilex pra mudar os escapamentos pra um tom diferente de bronze.

Também fiz os ajustes de pontos das partes que estavam com máscaras.

E o Albatros está pronto pro verniz! Digo, Brilho Facil!!! ;)

Imagem

As fotos abaixo são após a aplicação do BF no pincel. Costumo fazer várias demão dela:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O próximo passo seriam os decais.

Uso BF meio a meio maio com água no local onde vou aplicar os decais antes de aplicar eles. Como um decal setter ( acho q é esse o nome ).

Um desafio a parte, seria usar decais de outros kits pra colocar a marcação “ D 2059/17 “ na cauda do Albatros D. V que o Barão Von Richthofen voou em 2017.

Também tem umas marcações em preto que eu quis imitar do kit 1:32 da Wingnuts wings, cortando decais antigos.

O plano era fazer isso. Masssss…..

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O problema é que tive dificuldades terríveis com os decais da Eduard!!!!

Estou bem decepcionado com isso! Como é uma marca muito boa, não esperava essa dificuldade com os decais!

Será que foi alguma falha minha? Tem alguma manha, ou dificuldade, em especial, com os decais da Eduard?

Se alguém tiver dica ou notícia disso, me fala aí, por favor!!!

Fiz o procedimento que faço sempre e os decais estavam se quebrando todo, difíceis de aplicar, etc… um inferno :(

O kit foi lançamento, mas será que os decais são antigo mesmo assim???

Imagem
Imagem

Tentei esfriar a cabeça ( Pütz, fiquei muito chateado!) Mas retirei os decais mais problemáticos. Um deles não queria sair!

Fui tirando ele raspando, lixei um pouco e comecei a pintar a parte mais feia novamente. Torcendo pra dar certo!!!! Acrilex nele!!! Kkkkk

Imagem
Imagem
Imagem

Apesar da máscara, escorre com frequência em alguns pontos de maior relevo.

Esses pontos, tenho tirado raspando com palito de dente molhado em água e cotonete. Quando precisa, pinto de novo onde extravasou. Aqui foi um pouco mais fácil, pq já tava com verniz.

Não pintei a parte azul. Só raspei. Até porque acho q o wash vai esconder também.

Imagem
Imagem

E esse é o ponto que parei:

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Até q melhorou bem, achei!

Acabei comprando e mandando buscar decais novos.

Agora é aguentar a ansiedade pra esperar chegar esses decais e continuar a montagem!!!!

Tomara que dê certo! Kkkkkkk

Esse nosso hobby é muito doido por isso!

Vc faz a mesma coisa várias vezes. Mas sempre aparecem desafios novos pra vencer, né?!

Abraço a todos!

Thomaz
Membro
Nome: Thomaz de Araujo Farias
Agradeceu: 16 vezes
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Thomaz »

Pior que acho que seu caso não foi isolado, tô terminando um E.III da eduard e quase perdi as cruzes da cauda (chegaram a quebrar, mas deu pra posicionar), tanto que nem me arrisquei a usar amolecedor de decalque.
Sigo acompanhando, ta muito bacana de acompanhar.
C-A-F-Lobao
Super Membro

Legal, Thomáz!

Estou postando as dificuldades todas kkkk

Também interessante saber que vc teve dificuldade com os decais.

Eu tinha desistido dos decais do Albatros. Mas resolvi dar mais uma chance pros “stripes” sob as asas.

Vou te falar que estou tendo bastante dificuldade. Muito quebradiços!

Depois mando uma atualização até o resto dos decais ( as cruzes ) chegarem.

Abraço!!

Responder

Voltar para “GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex”