Eu aprendi essa técnica logo cedo, e atualmente não tenho grandes dificuldades para fazê-la. No início eu fazia com durex mesmo, pois que era o que eu tinha a mão e me permitia visualizar exatamente a área a ser cortada.
Com a popularização da internet, fóruns e lojas internacionais, fiqui meio "fresco" e agora uso fitas Tamiya.

Vamos lá!
O infeliz causador de tantas tristezas:

Aqui, fui no método "medieval" e colei um pedaço de fita bem maior do que eu precisava para ser mais didático:

Passando-se um palito de dentes reforça-se a cola e ressalta-se os relevos:
Atenção deve-se usar um palito de madeira, pois instrumentos de metal ou plástico podem rasgar a fita e arranhar a transparência!

Com uma lâmina nova, ou a mais afiada que vc tiver (tem gente que usa gilete), corta-se exatamente na quina entre o alto relevo da "armação" e o vidro:

Novamente com o palito de dentes de MADEIRA, asseguramos que todas as bordas estão bem fixadas! Os movimentos com o palito devem ser sempre de dentro para fora da fita, pois do contrário a fita pode descolar.

Ajude-se! Aproveite a primeira borda da fita e reduza o número de cortes que vc precisará fazer! Tente passar um lápis (não aparece bem na foto mas eu fiz!) ou uma caneta hidrográfica na fita para ajudar a visualização das bordas a serem cortadas:

Não economize!
Ficou ruim, arranque o pedaço de fita todo e comece de novo! Com a prática vc verá que essa não é uma das tarefas mais difíceis.

Para retirar a máscara após a pintura, com a mesma faca que eu usei para cortar eu levanto uma pontinha da fita e puxo o restante com a pinça.
Boa sorte!