Estarei estreando a nova bancada com este F-86 Sabre, que é muito especial, por eu estar dando continuidade a ele (Este kit era do meu pai, e incentivei muito ele para começarmos a fazê-lo com Scratchs e tudo para ficar o mais parecido com o real, mas infelizmente ele faleceu neste meio tempo...).
Vamos lá, com um breve histórico deste belíssimo avião:
O F-86 Sabre, foi um caça de combate diurno a jato, subsônico, desenvolvido pela North American a partir do final de 1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coréia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MIG-15.
Apesar de no final de 1950 já não ser um avião de primeira linha, manteve-se ativo durante mais de quatro décadas até 1994, quando finalmente a Força Aérea da Bolívia o tirou da ativa.
Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas Norte-Americanos na concepção de aviões a jacto e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Foi construído em grandes quantidades nos Estados Unidos, no Canadá, Itália e Japão, em várias das suas versões e variantes e operado por mais de 35 forças aéreas, representando um importante papel na defesa do mundo Ocidental nos primeiros anos da Guerra Fria.
História sobre a Blue Impulse:
A equipe de acrobacia foi formada em 1958 na base aérea de Hamamatsu. A equipe usou caças F-86F Sabre, que não têm um esquema de cores especial. Depois de quatro apresentações, a equipe parou de se apresentar. No ano seguinte, os Thunderbirds do USAF visitou o Japão, e inspirados a Air Japão Self Defense Force (JASDF) estabeleceram uma equipe acrobática oficial. Em 1960, a nova equipe foi formada na base aérea de Hamamatsu voando cinco caças F-86F, com três dos pilotos provenientes da equipe de 1958.
A primeira demonstração da nova equipe "Tenryu" (nome de um rio próximo à base aérea), foi em 4 de março de 1960, em Hamamatsu. No entanto, este nome era difícil de pronunciar em línguas ocidentais, assim o time foi batizado de Blue Impulse. Os aviões foram equipados com geradores de fumaça, utilizando cinco cores diferentes para cada avião: branco, vermelho, azul, verde e amarelo. Os aviões foram pintados em prata, azul claro, azul e rosa; no avião do líder, o azul foi substituído pelo dourado. No próximo ano, todos os cinco jatos receberam esquemas especiais de demonstração de pintura de branco e azul. Em 1964, o Blue Impulse realizou a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, desenhando os anéis olímpicos no ar com fumaça colorida. Em 1970, na abertura da Expo '70 em Osaka, a equipe escreverá "Expo '70" no ar. Em fevereiro de 1982, depois de 545 demonstrações aéreas, o Blue Impulse parou de usar o Sabre F-86F e começaram então a usar o jato de fabricação japonesa Mitsubishi T-2. O show aéreo com os novos aviões foi em 25 de junho na nova base de Matsushima.
Em 14 de novembro de 1982, durante uma manobra de bomb-burst o avião, n º 4 não conseguiu sair da manobra a tempo e bateu em um prédio, matando o piloto e feriu 11 pessoas no chão. Este acidente paralisou a performances da equipe para o ano.
Na Expo '90 em Osaka, Blue Impulse realizou a abertura e escreveu "Expo '90" no ar.
Fotos dos F-86 Blue Impulse:






Abraços
Cebolinha