Com os duros combates entre blindados soviéticos e alemães, ambas nações acabaram produzindo veículos cada vez mais poderosos em resposta aos desenvolvimentos do inimigo: o Tigre I e o Pantera vinham para responder ao KV1/2 e o T34/76; o IS e o T34/85 foram lançados então e foram cotra-atacados com o Tigre II e o Pantera II(Panther F/G). Com isso, era esperado que os soviéticos fossem os próximos a fazerem seu movimento nesse perigoso jogo de xadrez.
A resposta veio na forma dos T43 e T44 e do IS3. Analisemos os tanques médios.
O T43 era uma versão melhorada do T34/85. Já o T44 era um desenho mais inovador. Sua chegada, porém, se deu em 1946 quando do fim das hostilidades e já com o T54(ainda mais moderno e poderoso) posto em acelerada produção como novo tanque médio dos soviéticos. Não muito depois, porém, viria o seu sucessor, o T55 em 1948.
Desenvolvimento:
Com os novos blindados ocidentais entulhando a Europa, o T55 já era visto como um veículo que precisava de um substituto. A Rússia lançou dois programas paralelos que visavam isso: o Objekt165(T55 modernizado) e 166(caça-tanques). O 166 foi aprovado e serviria como solução interina até que o Objekt430(T64A) entrasse em produção, em 1964(situação semelhante do seu rival do momento, o M60).
Outro rival, o Chieftain britânico era ainda mais moderno e pesadamente armado, sendo portanto, digno de grande interesse por parte dos soviéticos.PAra conter o carro de combate britânico e o americano, os russos lançaram um canhão de 115mm U-5TS Molot(que era o melhor canhão para carros de combate à época de seu lançamento, inclusive, reconhecido pelas inteligências militares ocidentais).
Características:
Os T62 vinham com blindagem declinada na frente de 100mm@60°, o que representa, na prática, 200mm. A torre vinha com 230mmx120mmx60mm(frente, laterais, traseira). Além disso, vinha com proteção NBQ. Ao contrário dos T54/55, ele não foi usado por países do Pacto de Varsóvia. A Bulgária até o comprou(100 carros), mas os revendeu em seguida.
Apesar de ser criticado duramente por ser péssimo de dirigir e ter ergonomia horrível, vídeos e fotos de época do interior desses carros, mostram justamente o oposto:
Com o tempo e os combates especialmente no Oriente Médio, os soviéticos fizeram uma série de atuaizações nos T62, resultando nas versões M(com blindagem laminada extra na torre, saias laterais e reforço na parte inferior da carroceria para proteger a tripulação das minas terrestres AT) e E(além das atualizações de blindagem do M, vinha com lançador de fumígenos, telêmetro laser KTD2, computador balístico BV62, capacidade de lançamento do míssil AT 9K116-2 Bastion, tijolos Reaktion(blindagem reativa) e motores V46 usados nos T72.
O Kit:
Pra quê fazer review de um kit antigo? Simples: você ainda pode achá-lo no ebay, ou Mercado Livre, ou pode comprar o kit Italeri (#7006), que é a mesma coisa. Para mais informações(em inglês):
http://www.onthewaymodels.com/reviews/I ... 62prev.htm

Caixa de peça única, com abertura nas duas pontas e uma arte do tanque nas faces principais.

As três árvores que compõem o kit: plástico de boa qualidade, mas falho em certos detalhamentos. Um modelo da Trumpeter certamente deve ser muito mais bem gravado e acurado. A montagem em si não deve durar mais que uma hora(excluindo as minhas amadas lagartas peça-seção/link-by-length). Mas alguns detalhes precisa ser feitos, então...

A foha de decalques. Minha experiência prévia me diz que eles são grossos e precisarão de muito Decal soft.

O manual: frente e verso

Curiosidades:
O T62 entrou em conflito em 1969 contra uma força de tanques da China. Um deles foi perdido em ação pelos russos e levado para estudos pelos chineses. Tempos depois, nascia o Tipo 69 II, a cópia chinesa(piorada) do T62 que seria exportado em boas quantidades pelo mundo afora. Outra curiosidade é sobre os T62 usados por Israel: os Tiran6. Eram os T62 soviéticos altamente modernizados pelo parque fabril israelense.
A montagem completa está em:
http://plastimodelismo.org/bbs/viewtopi ... =20&t=6068
Sim, no ex-fórum!







As saias e pára-lamas traseiros são de alumínio, os tijolos de blindagem explosiva são de epóxi e as ferragens são de arame mesmo. Demais detalhes são de cartão de telefone.
Como esse T62m2005 é uma versão de apresentação para compradores, não fiz muita sujeira nele, afinal o modelo real está bem limpinho:
