Master-Model

Próximos Eventos Programados:

Wash

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Adriano Souza
Membro
Nome: Adriano Souza
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Wash

Mensagem por Adriano Souza »

Pessoal,

A pedido do mvleonardo estou postando aqui esse tutorial sobre wash.

Assim como tintas, o wash também é uma daquelas coisas do platimodelismo que é muito pessoal e pode ser mais fácil ou mais difícil de ser executado dependendo da aptidão do modelista com material X e Y. Então, antes de mais nada, não estou aqui tentando provar que a técnica de wash que eu utilizo funciona melhor do que as outras. Bons resultados podem ser obtidos de diferentes formas, usando pastel seco, guache, tinta acrílica, etc.. então, neste sentido, quando existem várias possibilidades, não existe uma técnica certa, o que existe é a técnica que você consegue executar com sucesso. Uma vez que o modelista encontra o seu método ideal, geralmente ele passa o resto da sua vida modelística (ou grande parte dela) sem querer trocar o certo pelo duvidoso. Nada mais justo certo ? Até porque o modelista dedicado e persistente sabe quantas montagens meia-boca são necessárias para conseguir um bom resultado !

Mas vamos falar do wash em sí:

Encontrar o material e técnica que eu conseguisse executar com sucesso foi uma "via Crucis". A primeira tentativa foi logo no primeiro modelo usando giz pastel: A lama acabou grudando de tal forma no verniz que arruinou o que teria sido um bom começo no plastimodelismo. Na segunda montagem usei tinta acrílica mas não consegui uma lama consistente a ponto de preencher as frestas e linhas de painel de forma homogênea e não importava quantas aplicações eu fizesse, o wash terminava com falhas. A terceira tentativa foi usando uma mistura pronta de wash da "Flory Models". Apesar de ter apresentado o melhor resultado até então, esse wash tinha tendência a manchar a pintura, além de ainda deixar falhas.

Como última tentativa eu resolví usar o Wash com tinta óleo e ecosolv, indicado por alguns usuários do antigo fórum plastimodelismo.org e foi aí que eu resolví o problema, encontrando o material e a técnica que eu conseguí executar com sucesso:

O que você precisa:

- um pincel pequeno (Nº 2) Hoje eu estou usando um pincel da Tamiya modelo "HF" (código do fabricante nº 87048) - Mas pode ser qualquer pincel nº 2 ou nº 3 no máximo.

Imagem Imagem

- tinta óleo preta (ou a cor que preferir) - Qualquer marca (Gato preto, acrilex, etc..)

Imagem

- Ecosolv - Para quem não conhece, o ecosolv é um diluente para tintas óleo e pode ser encontrado em casas de artesanato e em algumas papelarias.

Imagem

Como fazer:

- IMPORTANTE: Antes de mais nada, o pintura do modelo deve estar sempre protegida com uma boa camada de verniz brilhante. Certifique-se de aplicou demãos suficientes para cobrir completamente a pintura e evitar que a tinta penetre e manche a pintura do modelo

- Aplique um pouco de tinta óleo em um recipiente (forma de empadinha) e dilua com ecosolv. A lama do wash com tinta óleo pode ser um pouco mais espessa e não precisa ter tanto aquele aspecto de água suja. Dilua como se estivesse diluindo tinta para aplicação com aerógrafo, mantendo um pouco o aspecto leitoso. Se você achar porém que a tinta está muito forte, ou se perceber que a tinta não está escorrendo muito bem pelas frestas, vc pode sempre adicionar mais ecosolv.

obs.: Uma das vantagens do wash com tinta óleo é que a TINTA A ÓLEO SAI MUITO FACILMENTE, MUITAS VEZES APENAS COM O COTONETE VC JÁ CONSEGUE REMOVER, MAS SE NECESSÁRIO, USE UM COTONETE EMBEBIDO COM UM POUCO DE ECOSOLV.

- Aplique o wash com o pincel nº 2 ou 3 APENAS NAS FRESTAS E LINHAS DE PAINEL. Encoste o pincel em uma estremidade e apenas observe a tinta entrando por entre as frestas ou cantos.

Imagem

- Apesar do nome WASH, eu não dou um "banho de lama" no meus kits ! todos os washs que eu faço eu aplico apenas DENTRO das linha de painel ou nas frestas, inclusive nas linhas externas da fuselagem. A tinta óleo é muito boa nesse sentido, pois uma vez aplicada ela escorre facilmente entre as frestas.

IMPORTANTE: NÃO APLIQUE O WASH SOBRE TODA SUPERFÍCIE --> Imagem

- Deixe secar por aprox 4 ou 5 horas e limpe os excessos onde o picel encostou nas aplicações

Imagem

O wash deste A-10A eu fiz utilizando a técnica acima:

Imagem

Espero ter ajudado !
andersonpaxeco
Super Membro
Nome: Anderson Pacheco

Re: Wash

Mensagem por andersonpaxeco »

Muito bom Adriano, eu sempre uso guache pra fazer isso...mas vou acabar experimentando a tecnica explicada aqui no tutorial!
Parabéns pela iniciativa!!!

:clap:
Bandit's!!! 12 O'Clock High!!!
mvleonardo
Super Membro
Nome: Leo
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/48 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48

GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy

Mensagem por mvleonardo »

Muito obrigado Adriano pela excelente explicação.
Eu executo exatamente da mesma maneira, porém sou meio ignorante e gosto das sujeiras aleatórias e manchas na pintura que a tinta a óleo proporciona, assim, eu sujo tudo e depois de 1 hora pego um papel-toalha e dou uma umedecida com Ecosolv (quase seco) e esfrego no corpo do avião. Ele dá uma aparência de usado que eu gosto muito.

Atenção, para um wash limpo como o descrito pelo Adriano só se aplica a tinta na frestas e beiradas, o que eu estou descrevendo é uma técnica diferente que mancha a pintura aparentando uma ação do tempo e fuligem sobre a pintura. São aplicações completamente diferentes.

Reparem nas manchas do F14
Imagem

E na detonação no ME-109, antes bem branquinho parecendo um brinquedão
Imagem

E depois do "wash-detonator":
Imagem

Aqui, esta a descrição de como fiz.
Se alguém utiliza uma outra técnica, vamos enriquecer o Fórum, mostra pra gente!
Mais uma vez, brigadão Adriano pela explicação nota 10!

Tópico incluído na nossa FAQ !
Imagem
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

andersonpaxeco escreveu:Muito bom Adriano, eu sempre uso guache pra fazer isso...mas vou acabar experimentando a tecnica explicada aqui no tutorial!
Parabéns pela iniciativa!!!

:clap:
Anderson, seria interessante se você tirar fotos na na próxima vez que você fizer e postar aqui embaixo. Assim teremos um tutorial com várias técnicas diferentes! :thumbup:
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Motta
Conselheiro
Nome: José C. N. Motta Jr.
Agradeceu: 47 vezes
Curtiram: 29 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48

Mensagem por Motta »

Muito interessante seu comentário sobre o wash da Flory Models, pois eu tenho a mesma opinião, porém nunca vi outro modelista comentar algo parecido.
Valeu, pela explicação da técnica da tinta óleo com Ecosolv, que apesar de eu já ter lido a respeito eu nunca tentei... :oops:
Vamos ver no próximo modelo, muito provavelmente no Lightning. :thumbup:
Que verniz brilhante vc usa?
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta

Imagem

www.youtube.com/@HomemConservador
Adriano Souza
Membro

mvleonardo escreveu:Muito obrigado Adriano pela excelente explicação.
Eu executo exatamente da mesma maneira, porém sou meio ignorante e gosto das sujeiras aleatórias e manchas na pintura que a tinta a óleo proporciona, assim, eu sujo tudo e depois de 1 hora pego um papel-toalha e dou uma umedecida com Ecosolv (quase seco) e esfrego no corpo do avião. Ele dá uma aparência de usado que eu gosto muito.

Atenção, para um wash limpo como o descrito pelo Adriano só se aplica a tinta na frestas e beiradas, o que eu estou descrevendo é uma técnica diferente que mancha a pintura aparentando uma ação do tempo e fuligem sobre a pintura. São aplicações completamente diferentes.
Não há de quê ! Quem sabe esse tutorial evite que o pessoal tenha tantas dores de cabeça como eu tive até me achar nesse wash com tinta óleo.

Exatamente, o Wash a óleo é muito bom também para dar um aspecto de sujeira de uso no modelo. Os meus modelos eu acabo não deixando tão sujos mas quem preferir é só fazer como o Leonardo explicou. Um efeito interessante também é tirar o excesso passando a toalha na dieção do vôo..
Adriano Souza
Membro

Motta escreveu:Muito interessante seu comentário sobre o wash da Flory Models, pois eu tenho a mesma opinião, porém nunca vi outro modelista comentar algo parecido.
Valeu, pela explicação da técnica da tinta óleo com Ecosolv, que apesar de eu já ter lido a respeito eu nunca tentei... :oops:
Vamos ver no próximo modelo, muito provavelmente no Lightning. :thumbup:
Que verniz brilhante vc usa?
Fala Motta. Estou usando Klear (nova formulação). Mas não dá pra dizer que estou 100% satisfeito. Estou tendo problemas em conseguir uma superfície de alto brilho por conta da textura da minha puntura, que fica muito aveludada.. Eu tentei passar uma lixa 1200 bem devagar mas mesmo assim ainda não consegui a superficie ideal. Eu ainda estou tendo problemas com silvering, embora tenha melhorado depois de começar a usar Micro Sol.. Nesse momento minha maior preocupação é justamente essa - Conseguir uma superfície bem lisa e com alto brilho. Se tiver uma dica aí eu sou todos ouvidos !
Motta
Conselheiro
Nome: José C. N. Motta Jr.
Agradeceu: 47 vezes
Curtiram: 29 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48

Mensagem por Motta »

Cara,

A nova fórmula da Klear é exatamente igual a Brilho Fácil, igual a Future não tem, infelizmente... Afirmo isso pq tenho as 3.
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta

Imagem

www.youtube.com/@HomemConservador
Barão
Membro
Nome: barão

Mensagem por Barão »

Valeu, isso vai ajudar quando eu resolver me aventurar nessa técnica.
Adriano Souza
Membro

Motta escreveu:Cara,

A nova fórmula da Klear é exatamente igual a Brilho Fácil, igual a Future não tem, infelizmente... Afirmo isso pq tenho as 3.
Pois é, também achei.. só estou usando pq não consigo comprar o pledge americano.. mas na próxima montagem eu vou tentar algum verniz mesmo.. me indicaram um da tamyia X22 se eu não me engano.. Vou ver no que dá

Valeu
Trancado

Voltar para “Como Fazer”