Ué, este cara pirou, vocês devem estar pensando, que raio de nave é esta?
Alguns de vocês jamais devem ter visto esta nave ou estão achando ela muito parecida com a nave real do Senador Organa, aquela que foi capturada na abertura do filme por um Cruzador Imperial.
Pois bem, o que acontece é que quando Star Wars estava em pré produção, George Lucas solicitou a sua equipe da recém criada ILM que projetassem uma nave para um certo contrabandista.
A equipe então partiu para os esboços iniciais.

Depois de muito debate construíram o primeiro protótipo.

E foram refinando até chegarem no modelo final.

Com a aprovação de George Lucas, passaram os desenhos do modelo para a equipe de produção que começou a encaixa-lo nos sotyboards do filme.

Mas, faltando pouco mais de um mês para o início das filmagens, Geroge Lucas mudou de ideia e começou a ficar "cabreiro" com o projeto da Millennium Falcon, por achar que ela estava muito parecida com uma das naves de um seriado que estava fazendo um grande sucesso na televisão há época, ESPAÇO: 1999, esta ai.

Ele então convocou novamente a sua equipe da ILM e solicitou que um novo modelo para a Millennium Falcon fosse produzido a toque de caixa, pois não queria atrasar o projeto.
Lucas queria que a equipe abandonasse o formato retilíneo da nave, que a deixava parecida com a do seriado, e utilizando os conceitos já criados mudassem sua forma.
Ele deixou algumas sugestões para serem usadas como base, como a forma de um de seus pratos de comida favorito, um Hamburger com uma azeitona espetada do lado, e um peixe chamado SUNFISH (conhecido aqui no Brasil como Peixe Lua).

Depois de breves debates e novos desenhos, o modelo final foi aprovado por Lucas e a sua equipe da ILM saiu em desvairada carreira para deixar os modelos prontos para as filmagens.

Notem atrás dos técnicos da ILM a quantidade de caixas de modelos cujas peças foram utilizadas para acelerar a montagem da Millennium Falcon nova.
Pois bem, depois de tudo aprovado, um modelo em escala real foi construído e os storyboards foram acertados com o novo desenho.

E no final chegamos a Millennium Falcon que conhecemos e adoramos.

Para este projeto, vou utilizar um kit, que tenho guardado a anos, da AMT/ERTL.

A escala deste kit é um tema de debate em muitos fóruns que pesquisei.
Em alguns escrevem que ela é 1:52, outros 1:62 e na maioria 1:72.
Em um site que tinha algumas fotos dos blueprints originais da ILM, ela é declarada como tendo 36 metros de comprimento, como o kit tem aproximadamente 50 centímetros de comprimento, acho que a escala de 1:72 é a que mais se adéqua ao modelo.
O kit não é lá estas coisas tenho que confessar, muitas rebarbas e pouca integridade estrutural, principalmente das duas partes grandes que formam o corpo da nave que são extremamente maleáveis.
O manual também é muito ruim, poucas informações e em algum pontos acaba apelando para a sua imaginação criar o local onde que determinada peça deve ser colada.
Não acompanha nenhum decal, o que é ruim tendo em vista que diversas partes da nave tem pequenos sinais e dizeres que não estão contemplados, vou ter que caçar e criar uma cartela de decais com eles.
Fotos obtidas na internet.

Também tem uma peça, que não aparece em lugar nenhum do manual , esta ai.

Eu acabei deduzindo que ela deveria ser utilizada para construir o hangar de carga traseiro da nave, que nunca apareceu em filme nenhum, mas existe no projeto original, inclusive neste kit, a entrada deste hangar é aberta e porta vem separada.

Agora a parte divertida, a eletrônica.
Depois que utilizei o Arduíno na Bird of Prey, resolvi que vou utiliza-lo em todos os projetos que fizer dela em diante.
O motivo é a facilidade que a plataforma Arduíno te dá para comandar Leds e também pela economia de espaço que ele proporciona, pois utilizamos uma única plaquinha minúscula para comandar uma enxurrada de Leds.

Outro motivo é a flexibilidade, pois hoje em dia existem inúmeras possibilidades para a plataforma Arduíno.
Uma delas, e a que vou me basear para este projeto, é a automação residencial, onde você pode comandar as funções de sua casa por controle remoto ou pela internet.
Depois de estudar por um tempo, cheguei a um projeto final onde com uma plaquinha de Arduíno, 02 servos motores, 07 relês, uma tonelada de Leds, um controle remoto infravermelho e algumas peças adicionais vou acionar as rampas e entrada e de carga e toda a iluminação da nave por controle remoto.
Primeiro passo foi definir o que ia ser o que, e no final fiquei com sete (07) áreas para comandar pelo controle remoto e são estas:
1 - Luzes do cockpit e das salas dos turbo lasers.
2 - Luzes vermelhas de navegação.
3 - Turbina traseira.
4 - Farol dianteiro.
5 - Luzes de aterrissagem
6 - Rampa de acesso lateral e sua iluminação.
7 - Rampa de carga traseira e sua iluminação.
Como descobri esta tal de rampa de carga traseira, resolvi acrescenta-la ao projeto só para incrementar mais o resultado final.
Cada circuito será atribuído a um botão do controle remoto e ele se encarregara de acender e apagar as luzes ou subir e descer as rampas junto com a iluminação correspondente.
Como controle remoto, vou utilizar um que tinha aqui em casa mesmo,acho que era de um antigo porta retrato digital, onde vou fazer uso dos sete (07) primeiros botões e o restante eu cortarei fora para personaliza-lo.
Criei no photoshop uma mascara que colei no lugar dos botões que cortei fora, ela servirá para indicar as funções de cada um dos 07 botões restantes e também dar uma cara mais legal para o controle.

Já estou com toda a parte eletrônica testada e o código para o Arduíno pronto e testado (já vinha desde o ano passado pensando nisto, então fui estudando e aprimorando o código até deixa-lo o mais simples o possível para este projeto).
Agora é só partir para o início da montagem.
Abraço a todos.