Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

Imitando couro com algodão

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

gstcwb
Membro
Nome: Julio
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Imitando couro com algodão

Mensagem por gstcwb »

Outro dia lendo o fórum, vi alguém comentar que dá pra imitar o couro passando algodão na peça logo após a pintura. Alguém conhece essa técnica e poderia me explicar? :?:

Eu uso algodão pra tirar o empoeirado que fica na tinta acrílica entre uma demão e outra. Uso o algodão como se fosse uma lixa bem fina e funciona. a pintura fica homogênea e espelhada (ou lisa no caso de ser fosca), pronta pra próxima demão.

:tchau:
BVila
Super Membro
Nome: Bruno Vila

Re: Imitando couro com algodão

Mensagem por BVila »

:?: :idea: :?: :idea:

Julio, fiquei curioso para ver essa sua técnica.

Tem como você fazer um tutorial dela?
mvleonardo
Super Membro
Nome: Leo
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/48 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48

GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy

Mensagem por mvleonardo »

Opa, essa interessei!
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
NightRider
Conselheiro
Nome: Luis
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 51 vezes

Mensagem por NightRider »

Julio, eu já vi (não lembro bem onde) que você pode conseguir um efeito próximo ao couro usando tinta base água (acrilex ou decorfix) com uma camada de verniz semi-brilho ou mesmo cera Brilho Fácil. Após secar, esfregar um chumaço de algodão na peça. O atrito irá retirar um pouco do brilho do vern z e deixará com uma aparência próxima ao que normalmente se encontra no couro (nem tão brilhante, nem tão fosco). Quando tentei usar a técnica, o resultado não foi 100%, mas acho que faltou perícia para o usuário ou talvez exista algum detalhe que me tenha escapado.
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Mensagem por Kyosanin »

Hummmmm... interessante...

Tem fotos do seu experimento Night?
gstcwb
Membro

Mensagem por gstcwb »

BVila escreveu::?: :idea: :?: :idea:

Opa, se for a imitação de couro com o algodão eu também não sei :chorando:

Se for o esquema de tirar o "empoeirado" é exatamente como eu descrevi. Espero secar, dou uma passadinha de algodão bem felpudo, se não "segurar" na tinta eu dou uma bela lustrada na peça. Sai até um pouco de tinta no algodão. Dai dou outra demão e repito o processo até me dar por satisfeito e selar com verniz.

gstcwb
Membro

Mensagem por gstcwb »

NightRider escreveu:Julio, eu já vi (não lembro bem onde) que você pode conseguir um efeito próximo ao couro usando tinta base água (acrilex ou decorfix) com uma camada de verniz semi-brilho ou mesmo cera Brilho Fácil. Após secar, esfregar um chumaço de algodão na peça. O atrito irá retirar um pouco do brilho do vern z e deixará com uma aparência próxima ao que normalmente se encontra no couro (nem tão brilhante, nem tão fosco). Quando tentei usar a técnica, o resultado não foi 100%, mas acho que faltou perícia para o usuário ou talvez exista algum detalhe que me tenha escapado.
Vou fazer uns testes com sucata pra ver se consigo puxar esse efeito!

Muito obrigado, NightRider!

:thumbup:
BVila
Super Membro

Mensagem por BVila »

gstcwb escreveu:

Opa, se for a imitação de couro com o algodão eu também não sei :chorando:

Se for o esquema de tirar o "empoeirado" é exatamente como eu descrevi. Espero secar, dou uma passadinha de algodão bem felpudo, se não "segurar" na tinta eu dou uma bela lustrada na peça. Sai até um pouco de tinta no algodão. Dai dou outra demão e repito o processo até me dar por satisfeito e selar com verniz.

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

É essa mesmo, vou experimentar com certeza. Você espera secar a tinta bem, tipo de um dia para o outro, ou secando com o secador já dá para fazer?
gstcwb
Membro

Mensagem por gstcwb »

BVila escreveu:
gstcwb escreveu:

É essa mesmo, vou experimentar com certeza. Você espera secar a tinta bem, tipo de um dia para o outro, ou secando com o secador já dá para fazer?
Boa noite!

BVila, a última vez que usei essa técnica foi no domingo passado. Eu pintei a peça, daí fui pra sala assistir documentário no youtube. Foram uns 03 docs sobre WWII de 45 minutos e mais umas coisas que fiz depois, no total foram umas 03 ou 04 horas de intervalo. Daí quando fui experimentar pra ver se já podia polir, já dava. A tinta era Tamiya acrílica vermelho brilhante. A dica é deixar o algodão bem soltinho e dar uma encostadinha na peça. Se você sentir que ela prendeu o algodão, espere mais um pouco. Você começa a passar bem de levinho, daí vai firmando mas nunca pode apertar senão você fica com a tinta no chumaço de algodão! Afinal, acrílica, é acrílica. Você pode deixar secar 01 mês, se passar a unha de leve ela sai como se tivesse acabado de pintar :palavrao:

Ah, nunca tente um cotonete. Estraguei (mais de uma) pintura fazendo teste. O algodão do cotonete já é rígido demais pra essa gambiarra e arranha a pintura :oops:

BVila
Super Membro

Mensagem por BVila »

Valeu pela dica Julio, vou tentar!!
Responder

Voltar para “Dúvidas”