HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

Tintas Esmaltes e diluição

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

FelipeRS
Novato
Nome: Felipe Ohlweiler
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Tintas Esmaltes e diluição

Mensagem por FelipeRS »

Oi Pessoal
Tenho lido vários tópicos aqui sobre tipos de tinta e diluentes e queria tirar algumas dúvidas básicas.
As tintas esmaltes são as emanels paint? Pelo o que eu entendi nos tópicos são. E elas são boas para usar com pincel, pois só uso pincel e não vou comprar um areógrafo tão cedo?
Eu uso as da revell e nas instruções dela (atrás da latinha) diz que tem que agitar por 30 segundos, mexer com palito, pintar e depois de 4 horas dar uma segunda mão. Não fala em diluir.
A minha dúvida é: para que serve a diluição que todos falam? Li muito sobre diluir esse tipo de tinta com ecosolv. E como diluir? É só pingar ecosolv dentro da latinha e sacudir? hehehe desculpem a ignorância mas nunca fiz isso.
E o primer? Tem que usar sempre na áreas antes de pintar ou pode pintar direto?
As que eu uso são essas da foto! Essas que são as esmaltes mesmo né?
Imagem
Obrigado pessoal
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Re: Tintas Esmaltes e diluição

Mensagem por Kyosanin »

Opa... como vai Felipe.. vamos ver se consigo tirar as suas dúvidas, afinal também comecei só no pincel e usando exatamente essas enamel Revell.

As enamel são sim boas pra pintar com pincel.

Antes da diluição você precisa sacudir muito bem a latinha e mexer o conteúdo com palito, cabo do pincel, seja lá o que for.. pois ela costuma separar o pigmento dos outros produtos que a compõe. O pigmento fica no fundo da lata e você não vai ter uma tinta homogênea se não sacudir com vontade!

Diluir ou não?
A verdade é que depende do seu uso. No caso do plasti é necessário diluir sim! Pois a tinta é bem grossa e vai acabar sumindo com os detalhes do seu modelo.. cobrindo tudo sem deixar as marcas do kit aparecerem..

Eu uso ECOSOLV mesmo.. ele tem um cheiro agradável e dilui que é uma beleza rendendo bastante.. na hora de limpar o pincel ou as mãos também tira a tinta tranquilamente... (melhor que thiners etc que cheiram forte e tal) Fica a dica. Esse Ecosolv vende em qualquer papelaria.

Quanto e como diluir?
Não coloque na latinha.. isso pode estragar a tinta mais rápido. Use só na porção que vai pintar. Coloque a tinta em um potinho (eu uso aquelas formas de impadinha de metal, coisa de 10 forminhas por 1 real em lojinhas) e adicione uma pequena quantidade de ecosolv... misture e vá passando o pincel nas bordas do pote e vendo como fica a cobertura.. se ainda ficar muito grosso coloque mais um pouco de ecosolv.. o ponto ideal é uma consistência parecida com a do leite... nem grosso, nem fino a ponto de escorrer pelo potinho/modelo.

Pintando com pincel

O segredo aqui é não querer cobrir tudo na primeira passada. Pintar com pincel exige calma para não deixar a pintura marcada.

E não de passadas em cima de passadas como costumamos fazer quando pintamos paredes... passe o pincel e caso alguma parte não ficar bem coberta deixe para cobrir na próxima demão...

Você pode até se assustar e achar que está ficando ruim... mas depois de algumas demãos finas... o resultado aparece!

Olha essas fotos:

Parecia que estava uma caca na primeira demão com pincel..
Imagem

Mas depois de algumas outras...
Imagem

Logo... tenha paciência.. deixe secar bem entre as demãos para o pincel não tirar a tinta de baixo quando passar... eu costumava pintar de noite e mexer nele só no outro dia.. então não sei bem quantas horas... vale testar sempre com garrafa pet!

PRIMER
Eu uso este:
Imagem

Vai deixar as peças assim:
Imagem

O objetivo do primer é dar base para a pintura... facilitando a pintura e evitando que ela descasque e tal... sinceramente.. não sei o quãoooooo necessária ela é... em escalas pequenas eu evito para não cobrir os detalhes do kit (afinal são mais algumas camadas sobre o plástico)..

Espero ter ajudado você...

Precisando estamos aí... um grande abraço e boa montagem! :tchau:

As fotos que usei de exemplo são da minha primeira montagem de aviação... foi toda no pincel..
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... =CAF#p3900
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

Caraca, não há nada o que acrescentar nesta resposta! Parabens Kyosanin!!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
FelipeRS
Novato
Contato:

Mensagem por FelipeRS »

Kyosanin,
Muito obrigado pela tua resposta, me ajudou demais!!
Porém eu fui em várias papelarias e não encontrei o ecosolv, somente a terebentina. Pode ser ou o ideal mesmo é o ecosolv?
Abraços
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Mensagem por Kyosanin »

FelipeRS escreveu:Kyosanin,
Porém eu fui em várias papelarias e não encontrei o ecosolv, somente a terebentina. Pode ser ou o ideal mesmo é o ecosolv?
Abraços
O Ecosolv é uma opção aos Thiners e Terebentina só que tem um agradável odor cítrico.

Na função de diluição deve funcionar numa boa... mas dependendo do ambiente... a terebentina pode ser nocivo... geralmente eu compro o ecosolv no "armarinhos fernando" ou nas "kalungas" da vida.. mas vale a experiência.. depende do quanto o cheiro forte te atrapalha... :roll:
FelipeRS
Novato
Contato:

Mensagem por FelipeRS »

Kyosanin escreveu:
FelipeRS escreveu:Kyosanin,
Abraços
O Ecosolv é uma opção aos Thiners e Terebentina só que tem um agradável odor cítrico.

Na função de diluição deve funcionar numa boa... mas dependendo do ambiente... a terebentina pode ser nocivo... geralmente eu compro o ecosolv no "armarinhos fernando" ou nas "kalungas" da vida.. mas vale a experiência.. depende do quanto o cheiro forte te atrapalha... :roll:
Realmente o cheiro é horrível. Mas se é nocivo, vou comprar o ecosolv na kalunga on line então.
Obrigado!!
Responder

Voltar para “Pintura”