Opa... como vai Felipe.. vamos ver se consigo tirar as suas dúvidas, afinal também comecei só no pincel e usando exatamente essas enamel Revell.
As enamel são sim boas pra pintar com pincel.
Antes da diluição você precisa sacudir muito bem a latinha e mexer o conteúdo com palito, cabo do pincel, seja lá o que for.. pois ela costuma separar o pigmento dos outros produtos que a compõe. O pigmento fica no fundo da lata e você não vai ter uma tinta homogênea se não sacudir com vontade!
Diluir ou não?
A verdade é que depende do seu uso. No caso do plasti é necessário diluir sim! Pois a tinta é bem grossa e vai acabar sumindo com os detalhes do seu modelo.. cobrindo tudo sem deixar as marcas do kit aparecerem..
Eu uso ECOSOLV mesmo.. ele tem um cheiro agradável e dilui que é uma beleza rendendo bastante.. na hora de limpar o pincel ou as mãos também tira a tinta tranquilamente... (melhor que thiners etc que cheiram forte e tal) Fica a dica. Esse Ecosolv vende em qualquer papelaria.
Quanto e como diluir?
Não coloque na latinha.. isso pode estragar a tinta mais rápido. Use só na porção que vai pintar. Coloque a tinta em um potinho (eu uso aquelas formas de impadinha de metal, coisa de 10 forminhas por 1 real em lojinhas) e adicione uma pequena quantidade de ecosolv... misture e vá passando o pincel nas bordas do pote e vendo como fica a cobertura.. se ainda ficar muito grosso coloque mais um pouco de ecosolv.. o ponto ideal é uma consistência parecida com a do leite... nem grosso, nem fino a ponto de escorrer pelo potinho/modelo.
Pintando com pincel
O segredo aqui é não querer cobrir tudo na primeira passada. Pintar com pincel exige calma para não deixar a pintura marcada.
E não de passadas em cima de passadas como costumamos fazer quando pintamos paredes... passe o pincel e caso alguma parte não ficar bem coberta deixe para cobrir na próxima demão...
Você pode até se assustar e achar que está ficando ruim... mas depois de algumas demãos finas... o resultado aparece!
Olha essas fotos:
Parecia que estava uma caca na primeira demão com pincel..
Mas depois de algumas outras...
Logo... tenha paciência.. deixe secar bem entre as demãos para o pincel não tirar a tinta de baixo quando passar... eu costumava pintar de noite e mexer nele só no outro dia.. então não sei bem quantas horas... vale testar sempre com garrafa pet!
PRIMER
Eu uso este:
Vai deixar as peças assim:
O objetivo do primer é dar base para a pintura... facilitando a pintura e evitando que ela descasque e tal... sinceramente.. não sei o quãoooooo necessária ela é... em escalas pequenas eu evito para não cobrir os detalhes do kit (afinal são mais algumas camadas sobre o plástico)..
Espero ter ajudado você...
Precisando estamos aí... um grande abraço e boa montagem!
As fotos que usei de exemplo são da minha primeira montagem de aviação... foi toda no pincel..
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... =CAF#p3900