HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

Lixas e pintura

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

NightRider
Conselheiro
Nome: Luis
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 52 vezes

Re: Lixas e pintura

Mensagem por NightRider »

Concordo com o Piva. Pincel para carro é prático e útil no detalhamento, certas partes da mecânica, etc., mas para pintar carroceria é muito complicado mesmo. Quando voltei ao modelismo depois de décadas afastado, fiz alguns testes com pincel e minha conclusão é o que escrevi acima e aí comprei um aerografo, bem básico, mas que já fez uma enorme diferença. Se não quiser investir em aerógrafo, usei os spray´s. Um abraço !
Duke
Novato
Nome: Fernando Freitas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por Duke »

Muito obrigado pelas dicas amigos!!

Não achei que usassem sprays diretamente no modelo. Vou atrás dos sprays da tamiya mesmo então.
O primer spray não precisa ser diluído em nada ?

Assim que começar meu projeto, vou postando as etapas aqui.

Um grande abraço!
E_Piva
Membro
Nome: Eric Piva

Mensagem por E_Piva »

Duke

O primer da Tamyia é sensacional. Você pode também usar o da Colorgin, mas tem diferenças, o da Colorgin ataca o plastico e é preciso aplicar com uma distancia considerável e bem de leve. Mesmo assim a camada fica grossa.

Dê preferência para o da Tamya. Chama Surface Primer. Você é de São Paulo ? Se for na Sebring você acha fácil.

Piva
Imagem ImagemImagem
Duke
Novato

Mensagem por Duke »

Grande Piva,

Como as coisas no Brasil são dificeis. :thumbdown:

Liguei na sebring e mm diversas lojas. Todos me dizem a mesma informação: Surface Primer spray da tamiya está em falta no país todo e sem previsão de chegada.
Infelizmente não vou achar. Li a respeito do primer da vallejo porém não tenho aerógrafo, utiliza-lo no pincel não vai ser uma boa idéia, né ?

A tinta pra ferrari é a TS-8 e eu também fiquei sabendo que está em falta no Brasil todo. O rapaz da sebring me disse que essa tinta TS-8 eu conseguiria para aerógrafo porém não estava querendo investir R$ 500,00 em um aerógrafo logo na minha primeira montagem.

Alguma solução ?
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

Duke escreveu:Grande Piva,

Como as coisas no Brasil são dificeis. :thumbdown:

Liguei na sebring e mm diversas lojas. Todos me dizem a mesma informação: Surface Primer spray da tamiya está em falta no país todo e sem previsão de chegada.
Infelizmente não vou achar. Li a respeito do primer da vallejo porém não tenho aerógrafo, utiliza-lo no pincel não vai ser uma boa idéia, né ?

A tinta pra ferrari é a TS-8 e eu também fiquei sabendo que está em falta no Brasil todo. O rapaz da sebring me disse que essa tinta TS-8 eu conseguiria para aerógrafo porém não estava querendo investir R$ 500,00 em um aerógrafo logo na minha primeira montagem.

Alguma solução ?
Duke, dá pra usar o Vallejo no pincel sim :thumbup: Nunca usei o da Tamiya, então não posso comparar se dará mais trabalho.
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Mensagem por Kyosanin »

Duke.. não se desespere..

Eu também comecei só com o pincel e o resultado pode ficar legal se você tiver calma e paciência..

No começo é difícil e você pode sentir que não está ficando como queria.. mas a cada kit você vai ver que o resultado fica ainda melhor.

Quanto a pintura com pincel.. eu demorei pra comprar um compressor e sei o quão chato é.. a pintura fica riscada e tal.. é complicado.. mas vou tentar te dar umas dicas que me ajudaram no começo.

Primeiro, eu tentei diversos diluentes para tinta acrílica (acrilex).. mas o que melhor me ajudou no picel foi cera brilho fácil incolor. Ela deixava a tinta acrílica mais viscosa (porém não grossa) e não escorria.. vale a pena você fazer a experiência em uma garrafa Pet.

Outro ponto é.. prefira fazer demãos finas.. e várias demãos.. do que poucas e grossas..

Exemplo:

Sem tinta:
Imagem

Uma demão (parecia que o modelo tinha comprado um passaporte só de ida para o lixo):
Imagem

Mas depois de várias demãos bem finas:
Imagem

Aqui já envernizado com brilho fácil e com os decais.
Imagem

O pré-shadding não funcionou com pincel (não funciona mesmo), mas ao menos a textura da pintura ficou lisa.. sem os riscos característicos da pintura com pincel.

O segredo é não ter pressa.. com o aerografo é mais rápido e tal.. mas se tiver calma vai conseguir.

E teste antes em garrafas PET. Aprenda a melhor diluição, a finura das camadas.. vai dar pra ter uma ideia de quantas camadas você vai precisar e tal.. e entre cada camada (SECA) você pode dar uma "lixada" na carroceria com um papel toalha pra deixar a pintura mais lisa para a próxima.

Boa sorte meu amigo. Qualquer coisa estamos aí. :thumbup:
E_Piva
Membro

Mensagem por E_Piva »

Duke

Meu amigo vamos lá.

Meu objetivo é ajudar e não atrapalhar...kkk

Dadas as circunstancias, você ainda fica com a opção de sprays da Colorgin, que são baratos e são encontrados facilmente. Existe uma outra opção. Existem aerógrafos de ação simples com valores de até R$ 50,00 que são adptados a latas de ar comprimido, o investimento não é alto e foi assim que montei meu primeiro carro, quando voltei ao hobby ha 10 anos atrás, quando eu montava só aviões e no pincel.

Se seu modelo fosse um avião ou um blindado, eu nem estaria cogitando a opção do spray e do aerógrafo, porém em um carro a situação muda pois o acabamento é brilhante e com pincel o acabamento não vai ficar legal.

Mas vamos lá, digamos que não haja outra opção, vamos ao pincel e vamos te ajudar do mesmo jeito. que sabe vc não consegue um bom resultado pra você. Esta é uma questão muito particular pois depende muito do que você espera do modelo. É claro que a gente sempre quer se divertir, mas não há diversão se você não ficar satisfeito com o seu trabalho, certo.

Em qualquer opção que você definir a gente ajuda, ok ?

Abraço

Piva
Imagem ImagemImagem
Duke
Novato

Mensagem por Duke »

Como sempre vcs me ajudando.

Obrigado pessoal. Gostei das dicas de pintura do Kyosanin.

Achei o primer cinza da colorgin aqui na minha cidade que vcs me indicaram. Vou compra-lo mais tarde.

Com relação as tintas, vou dar uma olhada nas acrilex e até nas tintas de plastico da colorgin (alguém já usou ?).

O problema vai ser chegar perto da vermelho italiana. Vou tentar e fazer no pincel mesmo!

Vou postando aqui as lambanças q vou aprontar.
hehehe
NightRider
Conselheiro
Nome: Luis
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 52 vezes

Mensagem por NightRider »

Duke, vamos tentar ajudar um pouco também: o primer da Colorgim (que é cinza)dá para ser usado sem maiores problemas. Eu mesmo ainda utilizo às vezes, apesar dele ser mais grosso que os outros indicados pelo Piva. O segredo está em aplicá-lo numa distância de uns 20 cm do modelo, em passadas rápidas, sem se demorar muito em um só ponto. Não se preocupe em "cobrir" tudo na primeira passagem, se necessário, passe outra vez, evitando uma camada muito grossa que acabe "escorrendo".

Quanto à tinta vermelha, tirando a Tamiya e as automotivas, sei que o vermelho fogo brilhante da Acrilex é bem próxima, mas resultado bom com ela depende um pouco da experiência do modelista e muitas vezes não se alcança o resultado esperado. Agora, um detalhe, para se pintar usando vermelho, o ideal é que exista uma base branca antes de aplicar pois o cinza do primer vai influenciar no vermelho. Isso ocorre em determinadas tintas, como é o caso também do amarelo. O cinza é uma cor neutra, mas mesmo assim altera a cor que lhe é sobreposta. Isso já ocorreu comigo quando estava usando vermelho em um kit com primer cinza. O resultado só ficou bom quando apliquei a base branca.

Quanto aos aerógrafos, existem alguns bem básicos, como disse o Piva, que poderiam ser uma opção. A opção aerógrafo + compressor, também básicos, vão custar, acredito eu, algo em torno de R$ 300,00 ou mais e não sei se é o momento para você fazer este investimento.

De qualquer forma, como já disseram antes de mim, da forma que você decidir, vamos tentar te ajudar ao máximo.

Um abraço !
E_Piva
Membro

Mensagem por E_Piva »

Duke

Com o ótimo complemento do Night, tenho mais uma coisa a acrescentar.

Quanto ao aerógrafo, muito como eu começaram com um modelo básico de ação simples, que não vai custar nem R$ 50,00, no caso de não querer usar uma lata de propelente (ar comprimido em lata) que custa aproximadamente R$ 60,00 pode-se começar com um inalador que custa aproximadamente R$ 100,00.

Resultado: Investimento inicial de R$ 110,00 a R$ 150,00 já é factivel para um começo.

Piva
Imagem ImagemImagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”